Como parte das atividades, juízes participam de simulações de debates

Dando continuidade às atividades do Curso de Formação de Formadores (CFF) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) sobre “Prática orientada em argumentação e retórica”, os professores Isaac Reis e Ana Paula Antunes Martins, da Universidade de Brasília (UnB), coordenaram na manhã desta quarta-feira (27) as aulas práticas.

_78I7368

Temas polêmicos
Os magistrados que fazem o curso participam de simulações de debates públicos sobre temas polêmicos que suscitam discussões e análises – como o fim da Justiça do Trabalho, a influência das novas tecnologias, o uso da inteligência artificial e a violência doméstica.
Ética e Moral
De acordo com o professor Issac Reis, essa fase presencial é fundamental, pois toda atividade retórica é experiencial e se reflete nas relações humanas e sociais. “Esse é um momento da prática orientada que vai possibilitar aos magistrados aprofundar os conhecimentos para replicar em suas Regiões”, assinalou. “É um momento para pensar o futuro das relações num debate que envolve ética, moral e repercussões no campo jurídico”.
Diversidade regional
O uso da retórica e da argumentação como contribuição para o aprofundamento das sociedades democráticas é, segundo a professora Ana Paula Antunes, um diferencial do processo do aprendizado mútuo. “São essas trocas, principalmente levando-se em conta a diversidade regional, que permitem que se possa compreender a complexidade do fenômeno do futuro do trabalho”, observou. “O conteúdo abordado tem flexibilidade e amplitude, para que possa ser replicado para os mais diferentes atores do sistema de justiça”.

(AS/CF)