O memorando de entendimento estabelece marco de colaboração a ser desenvolvida em formação e pesquisa no campo jurídico

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e o Conselho Geral do Poder Judiciário do Reino da Espanha firmaram, no mês de junho, um memorando de entendimento que visa promover uma política de cooperação para formação e pesquisa no campo jurídico, entre os dois países.

O documento estabelece um marco para a colaboração, que deve se concretizar por meio de atividades em diferentes áreas. Entre elas, estão:

  • realização de seminários e conferências;
  • participação em atividades iniciais ou continuadas de treinamento;
  • realização de jornadas de treinamento para juízes, magistrados e servidores judiciais;
  • realização conjunta de pesquisas, publicações e estudos que possam contribuir para aprimorar o conhecimento dos membros do Judiciário espanhol e brasileiro; e
  • a troca de informações sobre treinamentos, exceto as de natureza confidencial.

Também será formado um Comitê Conjunto de Monitoramento, que terá como atribuição coordenar as atividades necessárias para a implementação das ações.

O documento foi assinado pelo diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e pelo presidente da Suprema Corte e do Conselho Geral do Poder Judiciário do Reino da Espanha, Carlos Lesmes Serrano. Ele terá vigência de dois anos, com possibilidade de ampliação do prazo por até quatro anos.

Conselho espanhol

O Conselho Geral do Poder Judiciário espanhol possui competência exclusiva em questões de formação inicial e continuada de juízes e magistrados. Por meio da cooperação judicial internacional, o órgão busca promover o intercâmbio de experiências e divulgar o conhecimento de práticas judiciais e técnicas de treinamento em países com os quais a Espanha tem vínculos por razões históricas, culturais, jurídicas ou linguísticas.

(Natália Pianegonda/AJ)