Os Juízes Bráulio Gabriel Gusmão e Cláudio Mascarenhas Brandão, membros da Comissão de Avaliação dos Projetos de Informática – CAPI, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, apresentaram aos Alunos-Juízes do 7º Curso de Formação Inicial da ENAMAT o tema Tecnologias Aplicadas à Magistratura.

Os Magistrados discorreram sobre revolução tecnológica, gestão da informação e do conhecimento, a relação entre tecnologia, processo e pessoas e o mundo digital. Na sua exposição, eles abordaram especialmente  as formas pelas quais essa tecnologia pode ser utilizada no aprimoramento do Magistrado e da efetividade da Justiça.

Na exposição, também, foram apresentados o Sistema Integrado de Gestão de Informação (SIGI), que é o grande projeto na atual administração, além do Processo Eletrônico e o Sistema Unificado de Administração de Processos (SUAP).

As Tecnologias Aplicadas a Magistratura é uma disciplina do obrigatória do Curso de Formação de Juízes e é conduzida mediante diversos módulos e instrutores, enfatizando a operacionalização das principais ferramentas que se aplicam na rotina de trabalho do Juiz. Dentre os vários instrumentos disponíveis aos Magistrados do Trabalho, estão os sistemas de acesso a informações bancárias e bloqueio eletrônico de valores dos devedores (Bacenjud) e de informação de cadastro e restrição de veículos automotres (Renajud), que contribuem decisivamente para a celeridade das cobranças dos valores devidos nas ações trabalhistas em todo o Brasil.

O Curso de Formação Inicial é ministrado aos Juízes do Trabalho aprovados em concurso público, que tomam posse e são inicialmente lotados na ENAMAT, em Brasília, para se preparar para o exercício da Magistratura. A ENAMAT – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento e Magistrados do Trabalho é a primeira Escola Nacional instituída em um Tribunal Superior e funciona desde sua instalação em 2006 no prédio do Tribunal Superior do Trabalho. Entre seus principais objetivos, estão a formação profissional dos Juízes do Trabalho em toda a sua carreira e a preparação dos instrutores das Escolas de Magistratura das 24 Regiões Trabalhistas do Brasil.

Fonte: Secretaria da ENAMAT