A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT está concluindo os preparativos para o Curso de Formação de Formadores em Gestão de Escolas Judiciais, que vai ocorrer entre os dias 22 e 25 de junho.

O objetivo do Curso é capacitar Magistrados e Servidores de todas as Escolas Judiciais nas modernas técnicas de gestão de formação profissional, envolvendo aspectos de análise do modelo nacional de formação de Magistrados, estruturação institucional, de pessoal e material de Escolas, planejamento administrativo, execução financeira, planejamento acadêmico, comunicação institucional e oficinas de boas-práticas para debate e intercâmbio das inúmeras experiências exitosas nas 24 Escolas. Os instrutores são Magistrados e Servidores com experiência na área de formação profissional e qualificação na formação de formadores, recrutados em todo o Brasil, além de especialistas do TST, do TCU, do STJ, da imprensa e do meio universitário.

O curso tem como público-alvo os 24 Diretores das Escolas dos Tribunais do Trabalho de todo o Brasil, que vão acompanhar o curso de forma presencial, em Brasília, e mais dois Servidores e oito Magistrados de cada uma das Escolas, que participarão do Curso à distância, em tempo real.  A transmissão será realizada simultaneamente por duas ferramentas distintas de áudio e vídeo – a videoconferência e um software de ensino online -, para garantir a integridade da transmissão e minimizar os prejuízos no caso de quedas de conexão ao longo dos milhares de quilômetros de cabos telefônicos e de fibra ótica de empresas privadas que interligam todos os Estados da Federação.

A iniciativa da ENAMAT é inédita e inovadora duplamente. Primeiro, trata-se do único curso de formação profissional em gestão de Escolas integralmente planejado e executado no Brasil com instrutores nacionais e desenvolvido exclusivamente conforme a sistemática nacional de formação de Juízes. Até então, as experiências no judiciário brasileiro decorriam de parcerias com Escolas de Magistratura estrangeiras, como da Espanha e França, que forneciam os instrutores e eram voltados para a realidade de seus modelos nacionais. Segundo, constitui-se na precursora iniciativa em larga escala de agregar atividades presenciais e à distância de forma simultânea e sistemas redundantes com longa duração no âmbito de formação de Magistrados. No caso de falha de um dos sistemas de transmissão, existe um segundo operando simultaneamente por outra tecnologia.

Os preparativos envolvem o trabalho de dezenas de profissionais das áreas de tecnologia e de capacitação na sede da ENAMAT, em Brasília, e na sede de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, a fim de garantir a transmissão do curso simultaneamente para todos os alunos presenciais e a distância e sua interação pelas várias ferramentas disponíveis.

Fonte: Secretaria da ENAMAT.