A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) inicia hoje (15) sua terceira turma do Curso de Formação de Formadores em Ensino à Distância. A turma é composta por 31 alunos entre desembargadores, juízes titulares e juízes substitutos do trabalho. Os alunos receberão treinamento para atuar como professores de cursos on line promovidos pela Escola Nacional.

O curso terá carga de 40 horas, divididas em duas fases. A primeira, com 12 horas de duração, será presencial e ocorrerá nas dependências da Enamat, hoje e amanhã. Tratará dos temas Aspectos Gerais da Educação e da EAD e Ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

O curso será ministrado na fase presencial pelo mestre em Educação Rafael de Alencar Lacerda e pelos servidores da Enamat Ben Hur Lopes de Oliveira, analista de TI, e José Valmir Santos Filho, assessor acadêmico do diretor da Escola Nacional e especialista em Educação à Distância. A segunda fase, composta por 28 horas, à distância, utilizará o ambiente virtual Moodle, no período de 17/10 a 23/11, e será ministrada pelo servidor José Valmir Santos Filho.

A proposta pedagógica privilegia procedimentos didáticos próprios da Educação à Distância e tem como propósito desenvolver competências no magistrado do trabalho para o exercício de funções de professor de cursos à distância.

Cláudia Valente