As atividades acadêmicas do módulo nacional do Curso de Formação Inicial dos magistrados de sete regiões, realizadas na 18.ª edição, encerraram-se nesta sexta-feira, após 184 horas-aula e cinco semanas de integral dedicação dos participantes.

Depois do encerramento da oficina de decisão processual, desenvolvida sob a orientação do juiz titular de Vara do Trabalho Marcos Neves Fava, que integra o Conselho Consultivo da ENAMAT no biênio 2013-2015, os alunos-juízes tomaram parte de aula proferida pelo ministro Lelio Bentes Corrêa, acerca de direitos humanos e proteção contra despedida arbitrária, sob a ótica da súmula n.º 443 do TST.

A última tarefa do Curso reuniu o ministro aposentado Carlos Alberto Reis de Paula e a professora da Universidade de Brasília, Gabriela Neves Delgado, no painel sobre princípios do direito do trabalho e contemporaneidade. Com a mediação do ministro Augusto César Leite de Carvalho, os magistrados ouviram as explicações dos instrutores sobre as raízes e os princípios do direito do trabalho e sobre os questionamentos que traz a pós-modernidade. Refletir sobre a atualidade dos princípios que deram origem a esse ramo do conhecimento humano constituiu o núcleo dos debates.

Aprendendo, aprendendo a ser, aprendendo a fazer: durante cinco intensas semanas de trabalho, os 87 novos juízes do trabalho substitutos aplicaram-se no Curso de Formação Inicial, etapa obrigatória para o vitaliciamento, segundo a Constituição.

Concluiu-se o Curso com a cerimônia de formatura, da qual participou, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Barros Levenhagen.

Fonte: ENAMAT