Magistrados e servidores das Cortes Supremas e Tribunais Constitucionais do Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, visitaram, nessa quinta-feira, 25, a Enamat e o TST.

Juiz Giovanni Olsson e visitantes estrangeiros

Juiz Giovanni Olsson e visitantes estrangeiros

A comitiva faz parte do Programa Joaquim Nabuco, que se destina a magistrados e servidores judiciais das Cortes Supremas e Constitucionais do Mercosul. Os participantes conhecem o Poder Judiciário, visitam diversos Tribunais e órgãos essenciais à Justiça, e podem expandir o conhecimento de áreas conexas àquelas nas quais atuam em sua Corte de origem, promovendo intercâmbios e  trocas de experiência entre os diversos segmentos.

site1Do Chile, vieram o Juiz do Tribunal Penal Jaime Álvarez Astete e a Conselheira Técnica (Julgado de Família)  Marisol Leiva Pinol, ambos da Corte Suprema de Justiça; e, do Tribunal Constitucional, vieram o Diretor de Administração e Finanças Julio Ortiz Faúndez e o Bibliotecário Jorge Aguayo Ibáñez

Do Paraguai, compareceu a Juíza de Primeira Instância (Criança e Adolescente) Pili Etelvina Rodríguez. Do Peru, estiveram presentes o Chefe de Planejamento e Desenvolvimento Fabrizio Terán Ludwick e o Chefe da Seção de Informática César Rodríguez Alegre, ambos do Tribunal Constitucional.  Da Suprema Corte de Justiça do Uruguai, compareceram a Ministra do Tribunal de Apelação de Trabalho Lina Silvia Fernandez Lembo e o Juiz de Primeira Instância Marcelo Enrique Souto Etchamendi.

Aula prática (sala multifuncional)

Aula prática (sala multifuncional)

Os visitantes foram recebidos pelo Juiz-Assessor da Direção da Enamat, Giovanni Olsson, que mostrou as dependências da Escola, e falou sobre a Justiça do Trabalho e a carreira da Magistratura e explicou o modelo de formação de magistrados do trabalho, que possui natureza constitucional e que é capitaneado pela ENAMAT, mas de responsabilidade conjunta com as Escolas Judiciais de cada um dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

Comitiva conhecendo aula prática do CFI

Comitiva conhecendo aula prática do CFI

O grupo de magistrados e servidores estrangeiros conheceu a sala multifuncional, onde estava acontecendo uma aula prática do Curso de Formação Inicial, sobre psicologia judiciária aplicada, ministrada pela advogada e psicóloga Graziella Ambrósio.

Essa ação, segundo a Assessoria de Assuntos Internacionais do Supremo Tribunal Federal, que organiza a agenda de visitas, estreita os laços profissionais e pessoais de todos os envolvidos e promove um ambiente de amplo crescimento jurídico e acadêmico.

Waleska Mau/Enamat

Fotos: Najara