A diretora da Enamat, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi recebeu, na tarde desta terça-feira (07), a visita dos participantes estrangeiros  do Programa Joaquim Nabuco.

Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e os participantes estrangeiros  do Programa Joaquim Nabuco

Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi e os participantes estrangeiros do Programa Joaquim Nabuco

O Programa Joaquim Nabuco de Cooperação e Intercâmbio de Magistrados e Servidores dos Tribunais Constitucionais e das Cortes Supremas dos Países Membros do MERCOSUL e Associados (PJN) é um estímulo à cooperação no âmbito do Mercosul, que preza pela criação de um espaço regional de diálogo, na área jurídica, entre os países Membros e Associados do bloco. Foi criado em novembro de 2008, durante o 6º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, realizado em Brasília.

Grupo conheceu as dependências da Enamat

Grupo conheceu as dependências da Enamat

Dos doze visitantes inscritos, oito são Juízes plenos de Cortes Constitucionais e/ou Superiores (status equivalente aos Ministros do STF e/ou do STJ), entre eles o Presidente do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia, Juan Oswaldo Valencia Alvarado, e a Vice-Presidente do Tribunal Constitucional do Peru, Marianella Ledesma. Além destes, vieram na comitiva juízes e assessores do Chile, Peru, Uruguai e Venezuela.

O objetivo do Programa é tornar conhecido o Poder Judiciário do Brasil aos juízes e servidores judiciais visitantes, contribuindo, assim, para a expansão das bases de cooperação judiciária, para o fortalecimento do Mercosul e para a promoção da segurança jurídica na região, como fator de estabilidade política, econômica e social.

Ministra falou sobe o papel da Enamat e os cursos da Escola

Ministra falou sobe o papel da Enamat e os cursos da Escola

A comitiva conheceu as dependências da Enamat e visitaram o auditório, onde estava acontecendo o Curso de Formação Inicial para Juízes do Trabalho.

A ministra falou aos visitantes sobre o papel da Enamat e apresentou o conceito dos cursos oferecidos pela Escola.

Waleska Maux/Enamat

Fotos: Luisa Torres