Magistrados do trabalho participam do CFF

Magistrados do trabalho participam do CFF

Na tarde desta quinta-feira (20), as práticas de mediação em ambientes virtuais foram debatidas no Curso de Formação de Formadores (CFF). As perspectivas e desafios na educação à distância são temas deste curso, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).

Anelise Sihler, mestre em EaD, discorreu sobre o desafio do professor em manter o aluno atuante na disciplina. Segundo a professora, a “Prática de mediação em ambientes virtuais” passa, principalmente, pelo amplo conhecimento que o educador deve possuir diante de fatores como as novas tecnologias e a desvantagem de não estar face a face com os alunos.

Durante a tarde de discussão, Anelise afirmou que a evasão é o grande desafio do EaD, destacando que “apesar das facilidades e da comodidade que as novas tecnologias possibilitam, ainda temos de 30 a 40% de evasão nos ensinos a distância de todo Brasil”. Já a ENAMAT possui evasão média de apenas 15%.

Profª Anelise Sihler

Profª Anelise Sihler

Diante dos desafios da educação à distância, este CFF pretende ambientar, aproximar e orientar os magistrados do trabalho que atuam como professores no EaD da ENAMAT dessa tecnologia. Por meio da exposição de experiências anteriores, busca-se refletir sobre caminhos e formas de atuação no ensino e aprendizado à distância.

O CFF tem programação até sexta-feira (21). Os temas “Os Desafios da Avaliação em Educação à Distância” e “Perspectivas e Desafios da EaD da ENAMAT” serão apresentados e discutidos pela Mestre em EaD Ana Paula Costa e Silva e pelo Coordenador da EaD da ENAMAT e Mestrando em Gestão Educacional José Valmir Santos Filho, respectivamente.

Higor Faria/Enamat


Galeria de imagens