1) I Congresso Rondoniense de Carreiras Jurídicas

Evento a ser realizado na cidade de Porto Velho, nos dias 29 e 30 de novembro do corrente ano.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, por meio desta Escola Judicial (Ejud 14) é correalizador do evento, juntamente com o Tribunal de Justiça de Rondônia/Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (TJ-RO/Emeron), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Ministério Público Estadual/Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcionalidade (MP-RO/Ceaf), Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), Superintendência Regional em Rondônia da Polícia Federal (PF), Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT-RO), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), Justiça Federal Seção Judiciária de Rondônia, Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia (PGE-RO), Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO), Unidade da Advocacia Geral da União em Rondônia (AGU-RO) e as Faculdades Uniron e Católica.

O Congresso será uma oportunidade de reunião das diversas carreiras jurídicas do Estado, com o objetivo de estimular e desenvolver a integração entre elas, bem como fortalecer parcerias, revestindo-se, ainda, de importante iniciativa de promoção do compartilhamento e difusão dos conhecimentos jurídicos e incremento de uma cultura jurídica local baseada no conhecimento, no respeito, na cooperação e na harmonia entre as instituições.

Objetiva ainda, a realização do Congresso, facilitar o conhecimento dos alunos sobre a atuação das carreiras jurídicas e facilitar suas futuras escolhas de carreira, além de propiciar uma maior aproximação entre as carreiras jurídicas e as faculdades.

O Congresso contará, dentre outras atividades, com a realização da I Mostra Científica. Serão selecionados até 50 resumos de artigos científicos de graduação e até 50 de artigos de pós-graduação para a exposição em pôsteres (banners), que serão apresentados no dia 30 de novembro, no saguão (hall) do Teatro Palácio das Artes, e posterior publicação nos anais do evento.

2) Palestra Direitos Sociais no Brasil: o Trabalho como Valor Constitucional

Será proferida pelo Excelentíssimo Desembargador James Magno Araújo Farias, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, no dia de 30 novembro de 2016.

A realização da palestra tem o objeto de proporcionar uma discussão sobre o contexto social do exercício da magistratura e alavancar um debate sobre as possíveis formas de atuação profissional, levando em consideração as mudanças havidas nos direitos sociais no Brasil depois da Constituição de 1988, em contraponto ao perfil histórico dos direitos trabalhistas e como vem se manifestando na pós-modernidade.

3) Oficina: Ética e Gestão de Equipes

A oficina será conduzida pelo Professor Doutor JOSÉ RICARDO FERREIRA CUNHA, nas instalações do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, no dia de 30 novembro de 2016.

A realização da oficina tem o objetivo de construir com os participantes uma compreensão acerca da ética, com ênfase na ética da alteridade, e despertar as habilidades necessárias para o trabalho em equipe que seja coeso e colaborativo.