O juiz Ricardo Fioreze, titular da 15ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS), ministrou na sexta-feira (17) duas aulas sobre administração e gestão judiciária aos alunos juízes do 23º Curso de Formação Inicial (CFI) promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enamat): Administração judiciária – gestão processual em Vara do Trabalho e Co-gestão e Inovação judiciária – gestão de recursos materiais em Vara do Trabalho.

Fioreze chamou a atenção para os deveres dos juízes em relação à gestão de unidades judiciárias e para a importância desse aspecto para a própria tramitação do processo. “Conversei com os alunos sobre as facilidades para obter melhores resultados em relação à tramitação do processo fazendo uso de técnicas gestoras”, explicou.

O enfoque da aula, segundo o instrutor, foi mais prático e propositivo, abordando os diferentes âmbitos da unidade em que os juízes do trabalho irão atuar, ou seja, com ênfase no primeiro grau, mas também passando pelas dificuldades do segundo grau. A proposta da aula foi o de compartilhamento de experiências sobre o tema. “O objetivo da aula foi validar todas essas experiências com base na teoria”, afirmou Fioreze.

O magistrado observou que os alunos juízes, que no futuro terão que assumir a atribuição de gestores das Varas do Trabalho nas quais forem titulares, precisam entender essa realidade tanto da perspectiva mais ampla da gestão de unidade judiciária quanto da específica, da gestão de recursos materiais.

(Nathalia Valente/CF)