Poucos alunos por grupo, atendimento personalizado e correções individuais: cumprindo as premissas, a primeira turma de inscritos na Oficina Permanente de Assistentes e Assessores iniciou o trabalho de formação e aperfeiçoamento nesta quarta-feira (29), no auditório da Ejud5, sob a orientação do juiz Danilo Gaspar. O grupo estreante receberá as orientações do instrutor pelos próximos quatro meses, em encontros quinzenais, e é composto por uma assistente de desembargador, uma diretora e uma diretora adjunta de Secretaria – além de um oficial de justiça lotado em vara do interior, que participará à distância, e, como aluna ouvinte, uma estagiária.

“O foco do curso é preparar tanto aqueles que querem se manter na atividade de assistente ou assessor quanto quem quer passar a atuar nessas funções”, afirmou o juiz Danilo Gaspar ao iniciar o primeiro encontro com o grupo, que deverá se capacitar para atuar em gabinetes de segunda instância. O magistrado, que é também coordenador acadêmico da Escola Judicial, explicou que o início de sua atuação no TRT5, ainda como servidor, ocorreu na função de assistente de desembargador, justamente redigindo votos. Durante a atividade, chamou atenção a preocupação do instrutor de entender os contextos relativos às funções desempenhadas pelos participantes, em conversas individuais.

Cada turma da Oficina é composta por dois grupos de até quatro alunos: um para treinamento na redação de votos e outro para redação de sentenças. O segundo grupo da primeira turma inicia a capacitação na próxima sexta-feira (31), sob orientação do juiz do TRT5 Joalvo Magalhães. A Escola Judicial deve anunciar em breve a abertura de inscrições para a quarta turma da Oficina Permanente – tanto a segunda quanto a terceira turma já estão com vagas esgotadas. Se você é assistente ou assessor e quer aprofundar seus conhecimentos, ou se pretende atuar em uma dessas funções, fique atento e se inscreva!