O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região encerrou nesta terça (16) a primeira etapa do X Curso de Formação Inicial de Juízes do Trabalho.

A formação inicial dos magistrados ocorre durante todo o período de vitaliciamento dos Juízes substitutos em que eles desenvolvem atividades teóricas e práticas em disciplinas como relacionamento institucional, relacionamento interpessoal, laboratório de alteridade e invisibilidade pública.

O objetivo dos cursos presenciais é proporcionar aos juízes uma formação profissional tecnicamente adequada, eticamente humanizada, voltada para a defesa dos princípios do Estado democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho.

Iniciado em 08 de abril de 2019 na Escola Judicial (EJUD), o módulo regional do curso é destinado aos juízes que foram empossados na Justiça do Trabalho este ano. Um total de 12 novos magistrados tomaram posse administrativa no TRT8 em cerimônia presidida pela desembargadora Pastora Leal, presidente do Tribunal, realizada na Sala de Sessão do Pleno, no dia 05 de abril, em Belém.

Durante o curso, os novos juízes fizeram trabalho de campo e percorreram as Varas do Trabalho para ver de perto as funções que vão desempenhar, também tiveram aulas com desembargadores, dialogaram com servidores e participaram da atividade “Cinema e Debate”, em que assistiram ao filme “12 homens e uma sentença”, que teve como instrutora a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal.

segunda etapa do módulo regional será realizada em julho e terá como eixos estruturais do currículo Eticidade, Resolução de Conflitos e Direito e Sociedade.

Após a formação em Belém, os Juízes seguem para o Curso de Formação Nacional, que será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENAMAT), em Brasília.

“Pude ver que o Tribunal é bastante comprometido com a qualidade dos serviços e muito preocupado com o cidadão, especialmente tomando em consideração o espaço territorial dos Estados e as limitações orçamentárias, mas sempre focado no acesso à justiça. As palestras que foram ministradas até o momento demonstram a primazia do Tribunal pela eficiência e formação de juízes conscientes e comprometidos com o exercício da jurisdição. Sinto-me muito bem amparado e tenho certeza que o curso completo nos dará todas as ferramentas necessárias para o exercício eficiente das funções judicantes”, relatou o juiz Gustavo Elias de Morais Freitas.