O diretor da Enamat, ministro Vieira de Mello Filho, e a ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho, participaram na última quarta-feira (15), da solenidade de abertura do “1° Curso Nacional A Mulher Juíza: desafios na carreira e atuação pela igualdade de gênero”.
O evento, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola Nacional de Magistrados do Trabalho (Enamat) e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca possibilitar o reconhecimento dos cenários de gênero no que se refere aos ramos do Poder Judiciário, em especial questões relacionadas à carreira das mulheres na magistratura.
A conselheira da Enamat, ministra Kátia Arruda, também participou da programação do curso como palestrante no painel sobre marcadores sociais e interseccionalidade.
O evento debateu ainda questões como o poder decisório e a ocupação de espaços institucionais e a avaliação judicial sobre os riscos de violência doméstica.
A iniciativa também conta com apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).