Visitas às turmas complementam as atividades práticas do 25º CNFI

_78I0423Os juízes que participam do 25º Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) acompanharam, nesta quarta-feira (4), as sessões de julgamentos das oito Turmas do Tribunal Superior do Trabalho. O acompanhamento tem o objetivo de possibilitar a familiarização com os procedimentos que envolvem a prática judicante nos órgãos superiores.
Alteridade
Segundo a juíza Renata Orsi Bulgueroni, que atuará no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), dos quatro eixos que compõem a grade curricular do curso de formação, o tema Alteridade foi fundamental para reforçar que o exercício da magistratura vai muito além da simples aplicação da lei ao caso concreto. “As aulas práticas nos laboratórios nos fez perceber como é importante se colocar no lugar do outro e entender o porquê do conflito”, destacou. “É preciso olhar para as pessoas, que estão ali na sala de audiência, e entender que aquele processo é importante para a vida delas e que precisamos solucionar o conflito da melhor forma possível”.
Visão humanizada
Aliar teoria e prática, com temas mais humanizados, tem sido o grande diferencial do 25º CNFI. Esse é o entendimento do juiz Charles Anderson Rocha Santos, também do TRT da 2ª Região (SP). “Chegamos com muito conhecimento teórico, e o curso está nos possibilitando agregar uma visão mais prática e humanizada a esse saber”, ressaltou. “Observar o outro e entender as necessidades das partes nos faz sair de uma visão puramente jurídica para um olhar mais humanitário do Direito”.

_O2A1830Laboratórios
Dando continuidade às atividades práticas, os juízes participaram dos laboratórios “Técnicas de interrogatório aplicadas no processo do trabalho”, com o juiz Ricardo Córdova Diniz (TRT12), e “As peculiaridades da prova pericial médica em doença e acidente de trabalho”, coordenado pelos juízes Flávio Luiz da Costa (TRT19), Roberta Correa de Araújo (TRT16) e Antônio Umberto Júnior (TRT10).

(AS/CF)