EaD

CURSOS A DISTÂNCIA COM INSCRIÇÕES ABERTAS:

1) CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES (CFF): MOODLE PARA TUTORES E CONTEUDISTAS – T1/2020

2) MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICA – T1/2020

Inscrições abertas até o dia 13/08/2020

Veja detalhes de cada atividade a seguir:

1) CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES (CFF): MOODLE PARA TUTORES E CONTEUDISTAS – T1/2020
Inscrições: clique aqui ou acesse o Portal VOX > Vida Funcional > Capacitação: Informações e Inscrições.
Período de Realização: 18/08 a 21/09/2020
Tutor: Dione Santos de Almeida, Especialista em Governança de TI e Formador de Formadores pela ENFAM. É Servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), onde atua como Assessor Técnico e Projetista/Design Instrucional para Educação a Distância (EAD) na Escola Judiciária Eleitoral do RS.
Local: Ejud4 On-line
Modalidade: EaD Colaborativo
Conteúdo Programático:
Ambientação: Instruções Iniciais; Acesso ao Laboratório de Prática; Instalação das Ferramentas; Videoaula de Abertura; O ambiente virtual de aprendizagem: Moodle.
Módulo I: Introdução; Educação a Distância e Moodle: conceitos e características;
Características da Educação a Distância; Tecnologias utilizadas em Educação a Distância; Boas práticas para a construção de cursos virtuais; Conteúdos Responsivos e Conteúdos Acessíveis; Laboratório de Prática – Roteiro Prático I -Montagem do Laboratório, Instalação e acesso às Ferramentas.
Módulo II: Planejamento e organização do Curso; Publicação e Montagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle; Recursos no Moodle; Laboratório de Prática; Roteiro Prático II; Recursos – Prática no Laboratório.
Módulo III: Atividades no Moodle; Laboratório de Prática – Roteiro Prático III -Recursos – Prática no Laboratório.
Módulo IV: Acesso restrito; Atividades condicionais; Acompanhamento de conclusão da atividade; Progresso do aluno; Relatórios; Roteiro Prático IV – Prática no Laboratório – Acompanhamento de conclusão da atividade.
Módulo V: Recursos tecnológicos utilizados em EAD; Ferramenta: Recursos especiais do Microsoft PowerPoint; Ferramenta: Mobirise; Ferramenta: Canva; Ferramenta: PowToon; Ferramenta: Camtasia Studio; Roteiro Prático V –
Ferramentas – Prática e publicação no Laboratório.
Carga horária: 24 horas-aula
Público-alvo: Magistrados e Servidores do TRT4, preferencialmente docentes que atuem na Educação a Distância ou que pretendam atuar como tutores.
Nº de vagas/participantes: 30
Avaliação: Avaliação de aprendizagem contínua mediante realização de tarefas semanais ao longo dos módulos do curso.
Certificação: Condiciona-se à realização das atividades avaliativas propostas, conforme critérios avaliativos informados no Cronograma de atividades do Manual do Participante (disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem), e ao atingimento de 70 pontos ou mais no cômputo geral dessas atividades.
Informações Gerais: O curso segue o modelo EaD, com interações na sala de aula virtual colaborativa. As interações on-line ocorrerão de forma a possibilitar a flexibilidade na administração do tempo de estudo (acesso ao curso 24 horas por dia). A estratégia didática desenvolve-se com discussões em fóruns e na realização de outras atividades práticas individuais e em grupo.

2) MEIO AMBIENTE: CONSCIENTIZAÇÃO E PRÁTICA – T1/2020
Inscrições: clique aqui ou acesse o Portal VOX > Vida Funcional > Capacitação: Informações e Inscrições.
Período de Realização: 18 a 31/08/2020
Tutora: Anita Cristina de Jesus, Servidora do TRT4.
Local: Ejud4 On-line
Modalidade: EaD Colaborativo
Ementa: Noções gerais de sustentabilidade; Consumo Sustentável; Contratações Sustentáveis; Resíduos Sólidos; Ações Socioambientais no TRT-RS
Carga-Horária: 10 horas-aula
Público-alvo: Magistrados e Servidores do TRT4 que não tenham participado, com certificação, de edições anteriores deste curso.
Nº de vagas/participantes: 50
Avaliação: Avaliação formativa, realizada por meio da participação efetiva nos fóruns de discussão e de resposta a questionário de Avaliação de Aprendizagem.
Certificação: Condiciona-se à realização das atividades avaliativas propostas e ao atingimento de 70 pontos ou mais no cômputo geral dessas atividades.
Informações Gerais: O curso segue o modelo colaborativo, com interações na sala de aula virtual. As interações on-line ocorrerão de forma a possibilitar a flexibilidade na administração do tempo de estudo (acesso ao curso 24 horas por dia). A estratégia didática desenvolve-se predominantemente por meio de discussões em fóruns.

***

Observações válidas para as duas atividades:
Adicional de Qualificação (para Servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.