Folder do evento

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Internacional, que será nos dias 18 e 19 de agosto, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (EJUD8), traz como tema “Sociedade, Tecnologia e Jurisdição Trabalhista”. Os interessados podem fazer a inscrição até dia 17 de agosto.

O evento reunirá ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargadores, juízes, professores, advogados e pesquisadores do Brasil, da Espanha e do Uruguai, com o objetivo de discutirem a união da tecnologia e o mercado de trabalho e quais as consequências na Justiça trabalhista e na sociedade.

A participação terá certificação de carga horária de 9 horas-aula concedida pela EJUD8, que avaliará por meio da lista de frequência registrada durante o evento.

Programação:

1 dia de evento – 18 de agosto 

8h45 – abertura solene

9h – Conferência de abertura: El trabajador y el lugar de trabajo en el siglo XXI – com a  professora titular da Universidade de Sevilla, na Espanha, Drª. Esperanza Macarena Sierra Benítez.

1º Painel – Proteção de Dados e Relações de Trabalho 

10h00 às 11h20.

Prof. Me. Advogado Renato Ópice Blum – Desafios na proteção de dados: tendências do direito comparado.

Professora da Universidade de Brasília (UnB) Drª. Ana de Oliveira Frazão Vieira de Mello – Desafios na proteção de dados: o caso do direito brasileiro.

Profª. Drª. desembargadora do TRT15 Tereza Aparecida Asta Gemignani – Proteção de dados nas relações materiais de trabalho: pontos sensíveis.

Prof. Dr. juiz do Trabalho do TRT18 Platon Teixeira de Azevedo Neto – Proteção de dados e jurisdição trabalhista: questões polêmicas.

2º Painel – Juízo 100% Digital na Amazônia

11h20 às 12h20.

Prof. Dr. Sérgio Torres Teixeira (Professor da UFPE/ desembargador do TRT6/ABDT) – Jurisdição e telepresencialidade: mais do mesmo ou mudança paradigmática?

Prof. Esp. Dorotheo Barbosa Neto (Juiz do TRT14/Juiz Auxiliar do CNJ) – Juízo 100% Digital na Amazônia: Experiências e Desafios.

Profª. Drª. Christiana D’Arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim (Juíza do TRT14) – Acesso à Justiça na Amazônia: boas práticas em foco.

3º Painel – Desafios Contemporâneos do Sindicalismo

14h às 15h

Prof. Dr. Túlio de Oliveira Massoni (Professor da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/Advogado-SP) – Sindicalismo no Brasil.

Prof. Dr. Gilberto Stürmer (Professor da PUCRS/Advogado-RS/ABDT) – Sindicalismo no mundo.

Prof. Dr. Jorge Rimolo Rosenbaum (Professor da Universidade da República, no Uruguai) – Proteção sindical e trabalho mediado por plataformas.

4º Painel – Responsabilidade Civil e Pandemia

15h às 16h

Profª. Drª. Flaviana Rampazzo Soares (Professora/Advogada-RS) – Pandemia e responsabilidade civil: aprendizados.

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)  Amaury Rodrigues Pinto Júnior – Responsabilidade civil patronal em contexto pandêmico: tendências.

Prof. Dr. José Affonso Dallegrave Neto (Professor/Advogado-PR/ABDT) – Tutela jurídica do direito à desconexão no Brasil: desafios.

 

2ª dia de evento – 19 de agosto

5º Painel –Avanços Tecnológicos e Mundo do Trabalho 

09h às 10h20

Prof. Dr. Ney Stany Morais Maranhão (Professor da UFPA/Juiz do TRT8/ABDT) – Gestão algorítmica da vida?

Prof. Dr. Homero Batista Mateus da Silva (Professor da USP/Juiz do TRT2) – Gestão algorítmica do trabalho: perspectivas

Prof. Dr. Antonio Rodrigues de Freitas Junior (Professor da USP/Advogado-SP) – Trabalho sob demanda em plataformas digitais: vínculo de emprego?

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão – Teletrabalho: Possibilidades e desafios

6º Painel – Racionalidade e Precedentes Judiciais

10h20 às 11h20

Prof. Dr. Daniel Mitidiero (Professor da UFRGS/Advogado-RS) – Segurança jurídica e sistema de precedentes: problemáticas atuais.

Profª. Drª. Fernanda Antunes Marques Junqueira (Juíza do TRT14) – Precedentes judiciais: direito comparado.

Profª. Drª. Gisele Santos Fernandes Góes (Professora da UFPA/Procuradora do MPT8) – Sistema de precedentes e processo laboral: desafios.

Conferência de encerramento

14h às 15h

Papel da Justiça do Trabalho no século XXI – com o

ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

Serviço: 2º Simpósio Internacional EJUD8 

Público-alvo: Aberto ao público em geral

Data: 18 e 19 de Agosto 2022

Local: YouTube do TRT8

Inscrições: Realize sua inscrição prévia pelo link, clique aqui.

Programação: Acesse a programação completa, clique aqui
Fonte: ASCOM/TRT8