folder do evento

No última sexta, 24 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola Judicial do tribunal, realizou a palestra “Inteligência Artificial e os Vieses de Gênero”, que discutiu como a inteligência artifical reflete a discriminação de gênero observada na sociedade e como seu uso vem contribuindo para acelerar as desigualdades, um dos desafios do mundo atual.

A desembargadora e diretora da Escola Judicial da 8ª Região, Francisca Oliveira Formigosa, ressaltou durante a abertura do evento a importância do debate sobre as novas tecnologias, principalmente a inteligência artificial.

“Tratar da Inteligência artificial e os vieses de gênero é cuidar também das mulheres vítimas de enorme discriminação, começando pela diferença salarial entre homens e mulheres. A discriminação tende aumentar com o uso das novas ferramentas, o algoritmo leva em consideração as crenças de quem o elabora”, pontou a desembargadora.

A palestra foi transmitida pelo YouTube do TRT-8 e foi realizada pela palestrante Tainá Junquilho, professora de Direito, inovação e tecnologia IDP, advogada e doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisadora no Instituto de Tecnologia e Sociedade – Rio.

A palestra fez parte das celebrações do Mês da Mulher no TRT-8 e contou com a realização do TRT-8, LIODs TRT-8 e EJUD-8 e o apoio do Subcomitê de Incentivo à Participação Feminina na JT8 e da Escola de Capacitação dos Servidores – ECAISS.

A live está disponível no canal do TRT-8 no YouTube, clique aqui para acessar

SERVIÇO:
Palestra: Inteligência Artificial e os Vieses de Gênero
Local: Youtube do TRT-8
Acesse o link clicando aqui