Os 57 desembargadores, juízes titulares e juízes substitutos que participam do 1º Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) iniciaram, esta semana, o segundo módulo do curso, que trata da mediação online. Com 40 horas de duração, o 1º CFC-EAD prosseguirá até o dia 6 de junho

Multiplicadores do conhecimento

A primeira fase do curso, nos dias 26 e 27 de abril, foi presencial. Os participantes – indicados pelos Tribunais Regionais de acordo com o perfil específico exigido pela atividade de tutoria em EAD – receberam de profissionais da Enamat, em Brasília, noções gerais e práticas das ferramentas de EAD: como utilizar a plataforma Moodle, quais os papeis esperados dos tutores etc. No período seguinte, de 28 de abril a 2 de maio, de volta a seus Estados, os desembargadores e juízes realizaram atividades de adaptação ao ambiente virtual.

O primeiro módulo foi introdutório, e tratou da evolução histórica do EAD em âmbito nacional e internacional, além de abordar os principais conceitos e características, os fundamentos teóricos, metodológicos e políticos do sistema. O módulo iniciado esta semana é voltado especificamente para a atuação dos mediadores e tutores, e trata das modalidades e a prática de mediação, com acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos.

No ambiente virtual, os alunos encontram os materiais de estudo, os recursos e as ferramentas para a realização das atividades e as orientações de cada etapa de estudo. Eles  mantêm contato permanente com os instrutores da Enamat, principalmente pela internet, mas também por telefone, fax e outros meios. O curso promove a interação de instrutores e alunos ao longo de todo o curso, seja nos chats com hora marcada ou nos fóruns de discussão. “O objetivo é estimular a formação de uma comunidade de aprendizagem a partir da interação e colaboração entre alunos e mediadores”, explica André Cordeiro, coordenador do curso.

A proposta da Enamat, ao criar o curso de formação em EAD, é capacitar magistrados para que atuem como professores, tutores e mediadores em cursos a distância, principalmente no Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho, destinado a juízes do trabalho titulares e substitutos. Com a consolidação da educação a distância, a Enamat pretende atingir toda a magistratura trabalhista de primeiro grau, dispersa nas 1.377 Varas do Trabalho em todo o País.

(Carmem Feijó)