“Todo o apoio da Presidência ainda é pouco diante do empenho demonstrado pela Direção da Escola na formação dos magistrados trabalhistas”. Com essa afirmação, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Milton de Moura França, destacou a importância da Enamat – Escola Nacional de Formação de Magistrados da Justiça do Trabalho. A declaração foi feita após a homenagem recebida pelo presidente do TST, por ocasião da solenidade de lançamento do quadro comemorativo da criação da Medalha de Honra ao Mérito da Enamat, realizada no dia 25, em Brasília.

A insígnia, criada em maio deste ano, destaca as personalidades e instituições, públicas e privadas, que contribuíram de forma significativa para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados trabalhistas. O presidente do TST foi o primeiro a ser agraciado com a medalha, em maio deste ano, entregue pelo diretor da escola, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, que destacou o “apoio incondicional” que a atual presidência do TST tem dado às atividades da Enamat.

O presidente do TST destacou que o papel de vanguarda exercido pela atual direção da Enamat tem elevado ainda mais o nome da instituição, não só pela seleção criteriosa de seu corpo docente, mas também pela qualidade dos conteúdos programáticos e pelos avanços tecnológicos implementados, em especial com a criação dos cursos à distância. “O ministro Barros Levenhagem, juntamente com o ministro Brito Pereira, respectivamente diretor e vice-diretor da Enamat, têm contribuído sobremaneira para que a instituição cumpra, com maestria, a importante função de colaborar para a formação dos nossos juízes”, acentuou.

Criada em 1º de junho de 2006, atendendo ao disposto pela Emenda Constitucional nº 45/2004, a Enamat tem como objetivo promover a seleção, a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados trabalhistas, colaborando para a qualificação profissional específica e a atualização contínua, dada a relevância da função estatal que exercem.

Nos quatro anos de funcionamento, a escola promoveu nove cursos de formação inicial (para novos juízes), além de três cursos de formação continuada (para os juízes que já estão na carreira) e seis cursos de formação de formadores (multiplicadores). Nesta semana encerra-se o Curso de Formação Continuada em Administração de Varas do Trabalho, totalmente à distância, com participação de 55 juízes, num total de 40 horas-aula. A experiência de se oferecer um curso on-line, dispensando o deslocamento de alunos foi um sucesso, tanto que, no mês que vem, outras 40 turmas serão formadas, com a participação de 800 juízes.

(Cláudia Valente/TST)
Fonte: Site do TST