A ENAMAT – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – recebeu, no dia 28 de abril, a visita de Magistrados da América Latina. Os Magistrados, Dra. Dora Szafir Slotolow, Juez Letrado de Primera Instancia en lo Civil de 12º Turno, da República Oriental do Uruguai, e Dr. Juan Freddy Gonzales Gonzales, Juez de Instrucción de La Provincia de Villa Serrano, da República da Bolívia, foram recebidos pelo Ministro Barros Levenhagen, Diretor da Escola, pelo Juiz Giovanni Olsson, Conselheiro, e pela Doutora Denimar Ferreira de Menezes Noronha, Chefe da Divisão Administrativa.

Na ocasião, os Juízes estrangeiros pontuaram as principais diferenças e semelhanças entre os sistemas judiciários e explicaram os aspectos gerais da preparação e formação dos Juízes nos seus países de origem. Visitaram as instalações da Escola e ouviram apresentação sobre a estrutura administrativa e as atividades acadêmicas de preparação dos Juízes do Trabalho. Além disso, conheceram o material didático e os principais projetos da Escola, e ainda acompanharam atividades acadêmicas em andamento, como aulas do Curso de Formação de Formadores em Administração Judiciária de Vara do Trabalho.

Esse curso em andamento, que constitui um diferencial da ENAMAT em relação a outros sistemas de formação de Juízes na América Latina, tem por objetivo preparar os professores das Escolas Regionais de Magistratura do Trabalho para a multiplicação de conhecimentos das atividades específicas do Juiz, como a conciliação, a efetividade da execução das decisões e a administração de Varas do Trabalho, além da metodologia do ensino.

A ENAMAT mantém convênios e parcerias com instituições nacionais e estrangeiras para o intercâmbio de experiências de docentes e aperfeiçoamento dos Magistrados do Trabalho brasileiros, e recebe com frequência visitas de outras entidades interessadas em conhecer suas atividades.

Fonte: Secretaria da Enamat