Enamat Virtual

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) concluiu na última segunda-feira (13) o 2º Curso de Formação Continuada em Administração de Vara do Trabalho, na modalidade de educação a distância (EAD), destinado a juízes dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Essa foi a segunda edição do curso, já desenvolvido pela Enamat no segundo semestre do ano passado, também no formato de EAD, quando cerca de 800 magistrados receberam treinamento nos mesmos conteúdos.

Na atual versão, o curso, ocorrido no período de 25 de abril a 13 de junho, num total de 40 horas de aula, teve a participação de cerca de 250 magistrados do trabalho, com inscrições efetuadas por solicitação das Escolas Judiciais, e foi organizado em 7 turmas, cada uma com 40 alunos no máximo. O principal objetivo consistiu em desenvolver competências no magistrado para a administração de Vara do Trabalho.

As aulas foram ministradas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com atividades pedagógicas programadas para a participação dos alunos-juízes em fóruns avaliativos acerca de temas específicos e em chats, entre outros recursos, nos quais os professores buscaram estimular constante interação, para compartilhamento de experiências e conhecimentos, numa perspectiva de aprendizagem colaborativa. Na semana final do curso, os participantes apresentaram um trabalho de conclusão, em que levantaram e analisaram boas práticas de administração de Vara do Trabalho.

A equipe de professores que ministrou o curso é constituída de magistrados do trabalho e recebeu formação da Enamat em dois cursos: formação de formadores em EAD e Administração de Vara do Trabalho (curso piloto). Os professores já tinham experiência de condução do processo de ensino e aprendizagem nas turmas de 2010.

Os participantes manifestaram-se de modo positivo sobre as atividades do curso, o desempenho dos professores e os benefícios da aprendizagem alcançada, afirmando que o curso veio acrescentar importantes ferramentas à vida profissional do magistrado do trabalho.