A Escola Judicial da 1ª Região encerrou no final de maio último o 3º Curso de Formação Inicial – Módulo Regional Concentrado, destinado a juízes substitutos do trabalho, nomeados após aprovação em concurso público. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas em duas fases – no período de 1º a 18 de março e de 18 de abril a 31 de maio –, num total de 227 horas de aula.

O Módulo Regional constitui a segunda fase do Curso de Formação Inicial e é realizado pela Escola Judicial da Região em que o juiz exerce sua atividade, após a execução do Módulo Nacional pela Enamat, em Brasília. O Módulo Regional enfatiza os conhecimentos teórico-práticos aprofundados para o desempenho da função e a integração do juiz do trabalho no contexto sociocultural, econômico e político da região em que exerce a atividade jurisdicional.

Durante o curso, os juízes participantes do 3º Módulo da Escola Judicial da 1ª Região tiveram a oportunidade de estudar e debater diversos conteúdos, como deontologia da magistratura, práticas administrativas, atuação do juiz no ambiente de trabalho, relacionamento com entidades públicas e privadas, tecnologias aplicadas à magistratura trabalhista, temas contemporâneos do Direito, o significado de ser juiz do trabalho, qualidade de vida no trabalho, efetividade da execução trabalhista, direitos fundamentais sociais no mundo do trabalho e coleta da prova oral.

Foram desenvolvidas atividades teóricas, teórico-práticas, além de outras tuteladas, em unidades internas e em visitas a outras instituições. A Escola Judicial da 1ª Região planejou e utilizou no decorrer do processo formativo importantes estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem. Entre elas estão dinâmicas de grupo, seminários, laboratórios, oficinas, palestras, uso de mídias e observação de audiências e despachos. Também foi promovida pela Escola a avaliação da aprendizagem dos alunos-juízes no 3º CFI – Módulo Regional Concentrado.

Conforme registrou o Diretor da Escola Judicial da 1ª Região, Desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, o curso se encerrou com êxito, tendo alcançado de forma plena os objetivos propostos para essa etapa formativa dos juízes do trabalho substitutos em vitaliciamento.

(Fonte: Escola Judicial da 1ª Região)