A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizará, de 15 de agosto a 7 de outubro deste ano, o Curso sobre Efetividade da Execução Trabalhista, na modalidade a distância, no total de 40 horas-aula, destinado aos magistrados que participaram, no ano passado, do Curso de Formação de Formadores em EAD. No momento em que a execução trabalhista é vista como um dos grandes gargalos do Judiciário, a ENAMAT volta sua atenção para o problema e inaugura curso visando qualificar os magistrados para que a execução se torne mais célere e efetiva.

Com o objetivo de levar o aluno a repensar as práticas e, se for o caso, modificar procedimentos hoje adotados na atuação do magistrado frente à execução trabalhista, o curso tem proposta pedagógica que privilegia os procedimentos didáticos da educação a distância e nele os alunos atuarão em regime de aprendizado colaborativo, que dá ênfase à interação entre os participantes. Nos fóruns a serem desenvolvidos, ocorrerá a troca de experiências entre os alunos, que são magistrados de todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, quando serão debatidas as boas práticas para conferir à execução trabalhista maior celeridade e efetividade.

Os alunos dessa primeira turma serão preparados para a condução do processo de ensino e aprendizagem de outros 500 alunos-juízes que irão compor as turmas de curso sobre o mesmo tema, a se realizar a partir de 17 de outubro próximo.

A avaliação do curso compreenderá a participação dos alunos-juízes nas discussões que se sucederem ao longo das aulas na ferramenta fórum do ambiente virtual de aprendizagem, além de outras atividades propostas pelo professor.

tela