19-10-2011_SIFMT_2o-ET_01

O terceiro e último dia do 2º Encontro Técnico do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho, coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), foi marcado por debates e apresentações sobre o tema: criação, inovação e compartilhamento de conhecimento na formação profissional.

O Professor João Batista Diniz Leite, da Fundação Getúlio Vargas, tratou do conhecimento tácito e expresso, sua conversão na formação profissional e os caminhos para a gestão eficiente do conhecimento nas instituições públicas. O Professor Luís Moretto Neto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre criação e inovação em organização de conhecimento aplicada em instituição pública.

No encerramento, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, diretor da Enamat, disse que o encontro é um marco para as mudanças que estamos experimentando nessa nova era, que exige dos magistrados respostas rápidas e bem elaboradas, citando como exemplo a implantação do processo eletrônico, já em funcionamento em todas as regiões do Brasil. “As escolas judiciais têm importância fundamental no sentido de preparar o contingente da Justiça do Trabalho para uma prestação jurisdicional célere e de qualidade”, destacou.

Os outros temas debatidos no encontro foram: tendências da educação para o trabalho dos agentes públicos; papel das redes sociais como ferramenta de formação; técnicas pedagógicas complexas na formação do juiz e experiências compartilhadas em formação inicial e continuada.

Participaram do encontro representantes dos Tribunais Regionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Distrito Federal, Amazonas, Paraíba, Roraima, Campinas, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Adriano Craveiro Neves – Juiz do Trabalho da 22ª Região (PI)

19-10-2011_SIFMT_2o-ET_Adriano_Craveiro_02 “A troca de experiências proporcionada pelo Encontro, as palestras e as oficinas foram muito boas. Adquirir conhecimento sobre o funcionamento de outras escolas foi muito proveitoso”.

Carmem Andréia B. Briegnadelo – servidora na Escola Judicial da 24ª Região

19-10-2011_SIFMT_2o-ET_Carmem_Briegnadelo_03 “Foi muito interessante a oportunidade de aprendizado que servirá tanto pra minha vida profissional quanto pessoal. O tema que mais despertou a atenção foi sobre incentivo ao conhecimento constante.”

Liliam Gonçalves – desembargadora na 2ª Região (SP)

19-10-2011_SIFMT_2o-ET_Liliam_Gonçalves_04 “Destaco a troca de experiências entre as escolas como ponto principal do Encontro, tanto do ponto de vista institucional quanto pedagógico. As oficinas também foram importantes, porque dão a visão da atuação efetiva de cada escola.”

Cláudia Valente