A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promoveu hoje (13) a 2ª Reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados do Trabalho (SIFMT), por meio de videoconferência, com a participação dos dirigentes das Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

O objetivo da reunião foi fazer um balanço das atividades da Escola Nacional no ano de 2011. Na oportunidade, o diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ressaltou a importância do aperfeiçoamento e da efetiva multiplicação da educação a distância, de modo a atingir 100% dos magistrados em atividade, o que constitui a meta da Enamat prevista em seu planejamento estratégico.

Outro tema em debate foi a implantação da ferramenta Moodle pelas Escolas Judiciais, prevista para o primeiro semestre letivo de 2012. A Enamat promoveu o Curso de Moodle, destinado a gestores dessas escolas e a profissionais de tecnologia da informação dos TRTs, preparando-os para a execução de cursos na modalidade de educação a distância.

O diretor da Enamat debateu ainda com os diretores das Escolas Judiciais a questão do planejamento estratégico de todas as ações, abrangendo o ano de 2013. Também abordou temas relacionados ao cumprimento de prazos, às ações voltadas para a educação a distância no período 2012-2013, aos projetos de cursos de formação continuada e de formação de formadores para 2012 e ao estudo, prática e ações positivas referentes ao processo eletrônico.

A reunião com os diretores foi realizada em duas etapas, para facilitar a interatividade. Ao final da videoconferência, o ministro Aloysio agradeceu o apoio recebido das Escolas Judiciais e dos Tribunais Regionais do Trabalho, fator que, segundo ele, favoreceu de maneira indubitável e extremamente construtiva o desenvolvimento das ações previstas e o alcance de resultados eficazes na formação dos magistrados em 2011.

Cláudia Valente

Imagem 004