A Juíza do Trabalho titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora e Conselheira da ENAMAT, Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, participou da Oficina Internacional sobre Mediação em Litígios Civis no Mundo, realizada em Istambul, Turquia, no início deste mês de dezembro. O evento foi iniciativa conjunta do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS e do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DA TURQUIA e está entre os objetivos da ONU no que concerne ao acesso à Justiça e ao fortalecimento do papel do Estado.

Participaram como painelistas representantes de diversos países: Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, Itália, França, Grécia, Holanda, Reino Unido, China, Turquia, Marrocos. O seminário foi dirigido a juízes, advogados, professores, e estudantes de pós-graduação, além de representantes do Ministério da Justiça e da ONU.

Segundo a conselheira Martha Halfeld, a participação teve dupla finalidade: relatar o estado de desenvolvimento da conciliação e da mediação no Brasil e contribuir para o aperfeiçoamento do projeto de lei que o Ministério da Justiça da Turquia pretende encaminhar ao Legislativo.

Ainda segundo a representante brasileira, o momento é histórico na Turquia. “Encontrei algumas semelhanças com a situação brasileira, como a existência, entre eles, do High Council of Judges and Prosecutors (Alto Conselho de Juízes e Procuradores), semelhante ao nosso CNJ. A tendência da resolução consensual dos litígios parece ser mundial e tem o ideal comum de contribuição para a pacificação social.”

DSC08439

DSC08459