A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realiza, no período de 28 de março a 6 de maio, o 2º Curso de Formação de Formadores em Educação a Distância.  O objetivo é treinar os alunos para atuar como professores de cursos on line promovidos pela Enamat e pelas Escolas Judiciais dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

A Turma será composta por 47 Alunos, entre eles desembargadores, juízes titulares e juízes substitutos da Justiça do Trabalho e convidados da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU) e do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ).

O curso terá carga horária de 40 horas, divididas em duas fases. A primeira, com 11 horas de duração, será presencial e ocorrerá nas dependências da Enamat nos dias 28 e 29 de março. A segunda, com 29 horas, será a distância, no ambiente virtual Moodle, e ocorrerá no período de 30 de março a 6 de maio.

O curso será ministrado por servidores da Enamat e os participantes receberão informações sobre métodos e técnicas de educação a distância, além do uso das ferramentas de EAD.

A comunicação dos alunos com os mediadores ocorrerá, fundamentalmente, pela internet. Estão previstos encontros no ambiente virtual de aprendizagem ao longo do curso, como fóruns de discussão com o objetivo de estimular a formação de uma comunidade de aprendizagem a partir da interação e colaboração entre os alunos e os mediadores.

Cláudia Valente