Todos os materiais didáticos digitais e cursos produzidos pelas Escolas Judiciais, na modalidade a distância, estarão reunidos no novo Banco de Cursos de Educação a Distância (BCEAD), instituído em 26 de julho pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), por meio da Resolução número 11/2012.

A partir de agora, as escolas judiciais podem utilizar-se da novidade para compartilhar conhecimento, enviando para o BCEAD todo o material didático produzido a fim de que as experiências adquiridas sejam transmitidas em caráter nacional.

O BCEAD visa não só o compartilhamento de cursos a distancia, como também outros objetos digitais de aprendizagem, como vídeos e textos. Possibilita que os gestores comprometidos com a promoção do ensino possam partilhar com as demais escolas judiciais todo o material produzido, o que resultará na disseminação do conhecimento de qualidade, com maior agilidade e melhor aproveitamento de recursos públicos.

O Banco será mantido em servidor da Enamat, ou replicado em servidores de Escolas Judiciais que possuam estrutura de informática compatível com novo o sistema. As escolas judiciais do Trabalho poderão alimentar o Banco de Cursos encaminhando o material a ser compartilhado para a Enamat, bem como terão livre acesso ao material cadastrado, podendo replicá-lo ou aprimorá-lo, respeitando os termos de direitos autorais.

Segundo o diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a iniciativa representa um passo essencial para a criação de uma infraestrutura educacional em sintonia com as possibilidades da tecnologia da informação, constituindo um benefício ao processo de formação inicial e continuada dos magistrados.

A Resolução pode ser acessada aqui.

Cláudia Valente