O diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presidiu hoje (6) uma videoconferência que contou com a participação de representantes das Escolas Judiciais de nove Tribunais Regionais do Trabalho. A pauta da reunião foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), cuja coordenação da capacitação de magistrados está a cargo da Enamat.

O ministro iniciou a conferência reafirmando a importância do comprometimento dos juízes participantes do grupo de formação de formadores na multiplicação do conhecimento. “É importante transmitir ao maior número de magistrados os ensinamentos adquiridos sobre as ferramentas do processo eletrônico, para que possamos cumprir o cronograma de implantação de forma satisfatória”, disse ele.

O ministro Aloysio informou aos participantes da conferência sobre o Kit instrucional criado pela Enamat para ser aplicado no treinamento dos magistrados, composto por dois módulos: um a distância, com 20 horas de duração, e outro presencial. Nesse sentido, o ministro reforçou a necessidade de conclusão dos laboratórios das escolas judiciais para receber os alunos. A boa notícia é que quase todos os regionais já estão com seus laboratórios equipados, prontos para funcionar.

A reunião virtual foi um sucesso e o método utilizado para o encontro foi muito elogiado pelos videoconferencistas, que puderam debater entre si e tirar dúvidas com o diretor da Enamat. Ele prometeu realizar novos encontros utilizando o mesmo método que, segundo ele, possibilita encontros mais frequentes, com economia de tempo e recursos.

Participaram da videoconferência de hoje: 4ª Região, juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra; 6ª Região, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega; 9ª Região, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu; 11ª Região, desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque; 13ª Região, desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire; 14ª Região, juíza Isabel Carla de Mello Moura Piacentini; 16ª Região, juízes Bruno de Carvalho Motejunas e Manoel Lopes Veloso Sobrinho; 17ª Região, juíza Denise Marsico do Couto e 19ª Região juiz Flávio Luiz da Costa.

 tela

mesa

Cláudia Valente