No primeiro dia do 12º Curso de Formação Inicial (CFI), o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, falou aos 70 alunos-juízes sobre a rotina de funcionamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Um dos temas-chave abordados pelo diretor da Escola Nacional foi o sistema de julgamento nas sessões dos órgãos do TST, desde a fase de preparação do voto até o julgamento em si nas salas de sessões. Ele citou como exemplo de informatização seu próprio gabinete, que funciona atualmente com todos os processos digitalizados, acessíveis por meio da rede interna, facilitando o manuseio dos autos e agilizando a consulta durante as sessões de julgamento.

O ministro falou, também, sobre o papel do TST, dos julgamentos nas Turmas e Seções Especializadas, tramitações processuais e a rotina dos ministros. Outro ponto abordado foi a questão ética que envolve a carreira da magistratura. Em clima descontraído, os alunos fizeram perguntas, debateram e esclareceram suas dúvidas.

O coordenador de suporte do TST, Wellington Monteiro, falou sobre o sistema de informática que auxilia os ministros nas sessões de julgamento.

Cláudia Valente