O professor de Linguagem Jurídica e advogado Adalberto José Kaspary, formado em Letras Clássicas (latim, português e grego), ministrou na última terça-feira (9), palestra sobre os principais tópicos da linguagem jurídica, no 12º Curso de Formação Inicial (CFI) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Os alunos-juízes receberam uma lista de exercícios formulados pelo palestrante, e resolveram problemas relacionados à sintaxe, Novo Acordo Ortográfico, pontuação, semântica e coesão textual, entre outros. Durante a aula, os magistrados tiraram dúvidas com o professor e receberam referenciais teóricos.

Kaspary é autor de vários livros, dentre eles, “O verbo na linguagem jurídica” e a “Nova ortografia integrada”. O professor se mostrou muito à vontade durante a palestra, falou dos erros cotidianos da prática dos magistrados e alertou os novos juízes para a escrita jurídica que tem nuances específicas.

Kaspary participa como palestrante do CFI desde 2008, e sempre traz novidades para os alunos a cada edição do curso, com indicação de referenciais bibliográficos inovadores, atraindo os novos magistrados para o debate dessa ampla temática.

Sheila Souza

Opinião do magistrado:

 

Carlos Eduardo Almeida Martins de Andrade (1° Região): “Gostei da palestra do professor Kaspary. De forma bem humorada ele abordou o tema, tirando dúvidas, dando dicas e apontando os erros cotidianos. A parte de aplicação de exercícios foi igualmente interessante”.