Como se portar diante das câmeras? Qual a melhor forma de se vestir para aparecer bem na TV? Como conduzir uma entrevista e como responder perguntas embaraçosas dos repórteres? Essas e outras questões foram apresentadas durante a manhã de hoje (16) aos alunos-juízes do 12º Curso de Formação Inicial (CFI), realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

“O relacionamento do magistrado com os meios de comunicação social” foi o tema da atividade desenvolvida pela jornalista Patrícia Silva de Resende Nascimento, assessora-chefe de Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em um clima descontraído e com apoio de vídeos exemplificativos, a jornalista deu dicas aos juízes e tirou dúvidas quanto à forma de proceder no contato diário com a imprensa.

O importante papel da assessoria de imprensa nos tribunais, gestão de crise na instituição, como eleger e treinar o porta-voz, qual a linguagem adequada para falar com os jornalistas, como funcionam os jornais, as revistas, as rádios e a TV e a importância das redes sociais foram alguns dos temas abordados pela jornalista.

Um dos assuntos que chamou a atenção dos alunos foi a apresentação dos principais erros cometidos por autoridades no momento da entrevista. Nesse aspecto, os pontos destacados foram: não desligar o celular, desatenção a questões técnicas e apresentação de um porta-voz despreparado. O relacionamento entre o Judiciário e a Imprensa também foi destaque na apresentação da jornalista.

Cláudia Valente