CFF_Franca_web

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF) e a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM-França) realizam, de 5 a 9 de novembro, o Curso Interinstitucional de Formação de Formadores, uma iniciativa inédita no âmbito da formação profissional de magistrados no Brasil.

O curso será realizado nas instalações da Enamat, em Brasília, e conduzido pelas magistradas francesas Anne-Marie Morice e Catherine Grosjean, coordenadoras regionais de formação da ENM. A escola francesa, que possui convênio de cooperação com a Enamat, é reconhecida mundialmente pela expertise em matéria de formação de magistrados.

O evento contará com tradução simultânea para o português e será desenvolvido por meio de conferências teóricas, estudos de casos práticos e de situações profissionais, além de apresentação de experiências inovadoras e oficinas

Participam do curso 24 magistrados, sendo 10 indicados pelo CEJ-CJF e 14 pela Enamat. O objetivo é permitir aos alunos a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias à concepção, implementação e avaliação de programas de formação inicial e continuada, de modo a atender às especificidades que caracterizam a formação profissional especializada.

Constarão do programa os seguintes tópicos: abordagem teórica da formação de adultos; especificidades da formação de magistrados; qualidades, competências e conhecimentos dos magistrados; definição dos objetivos da formação, concepção e desenvolvimento de um programa pedagógico; os métodos, as práticas e os recursos pedagógicos; definição e concepção dos suportes pedagógicos; preparação do cenário de formação; os diferentes tipos de avaliação e a avaliação como parte da formação.

Cláudia Valente