O planejamento estratégico na Justiça do Trabalho foi tema de aula de hoje do 5º Curso de Formação Continuada (CFC) em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O juiz do trabalho Rubens Curado Silveira tratou do planejamento estratégico como elemento de administração pública, falou das principais diretrizes no Poder Judiciário da União, da estratégia organizacional, dos instrumentos de apoio à gestão estratégica e das metas de nivelamento.

Segundo o magistrado, o Judiciário conta com um orçamento de R$ 50 bilhões, possui 16 mil magistrados, 300 mil servidores e cerca de 90 milhões de processos. Para garantir um serviço judicial de qualidade é necessário gerir com eficiência tais recursos.

Ele tratou também da Resolução número 70/09, do Conselho Nacional de Justiça, que formalizou e institucionalizou o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário.

Quanto às metas e políticas judiciárias prioritárias que devem fazer parte do planejamento estratégico, ele destacou: a priorização dos processos antigos; a publicação dos maiores litigantes do Poder Judiciário; o controle do acervo (julgados x distribuídos); a execução trabalhista; o processo eletrônico; a divulgação de dados na internet (transparência) e a saúde ocupacional de magistrados e servidores.

Cláudia ValenteSO2A7785

SO2A7764