A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realiza, de 10 a 13 próximos, no auditório de sua sede, em Brasília, o Curso de Formação de Formadores (CFF) em Teoria Geral do Juízo Conciliatório.

O curso é dirigido a magistrados de primeiro grau, indicados pelas escolas regionais, que detêm alguma experiência de docência de ensino superior ou de atividades de coordenação em escolas de magistratura.  Os participantes têm compromisso de promover, no prazo de 120 dias, multiplicação em larga escala de módulo regional realizado sobre o tema.

O objetivo é formar instrutores em teoria e prática da conciliação trabalhista, enfatizada nas audiências de primeira instância, frente à acentuada oralidade e à importância da solução conciliada do conflito. O conteúdo programático abordará o estudo do papel da solução conciliada dos conflitos, a análise das dimensões dos conflitos e de seu tratamento pela via da conciliação, as técnicas de conciliação judicial trabalhista e as técnicas de ensino aplicadas à conciliação judicial (na teoria e na prática).

Participam do curso 40 magistrados oriundos de 21 regiões. Serão 24 horas-aula, divididas em oito módulos teóricos e práticos para o desenvolvimento do tema.

Cláudia Valente