O desembargador aposentado da Justiça do Trabalho Márcio Túlio Viana (TRT-3ª Região) ministrou aula hoje (11) para os alunos-juízes do Curso de Formação de Formadores (CFF) em Teoria Geral do Juízo Conciliatório, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Ele apresentou o tema “Conciliação: razão e sensibilidade. Possibilidades e desafios no ofício de conciliar”. O desembargador falou da conciliação como forma de desenvolvimento de uma cultura voltada para a paz social e a ordem na sociedade contemporânea.  Falou, também, sobre a mediação do conflito estrutural da relação capital-trabalho em juízo e abordou as expectativas sociais para o binômio conciliar-julgar, assim como suas repercussões.

Márcio Túlio é doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutor junto às Universidades de Roma I e II, professor nas Faculdades de Direito da UFMG e PUC-Minas, bem como é autor e co-autor de diversos livros e dezenas de artigos doutrinários.

Cláudia Valente

marcio tulio