Ao promover hoje (26) a abertura do 3º Curso de Formação de Formadores (CFF) em Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT), o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro João Oreste Dalazen,  assinalou que a capacitação de magistrados e servidores na operação do processo eletrônico é prioridade absoluta na Justiça do Trabalho.

Ao lado do presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, e do vice-presidente, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, o diretor enfatizou a importância do curso que capacita multiplicadores de conhecimento em PJe/JT, na medida em que o sistema já está implantado em 538 das nossas 1474 Varas do Trabalho. “Mais de 372 mil processos novos, apenas nas Varas do Trabalho e mais de 11 mil processos nos TRTs operam hoje integral e exclusivamente mediante a utilização do PJE-JT, sob o patrocínio de 127 mil advogados cadastrados no sistema”, destacou.

O ministro lembrou, ainda, que o cronograma prevê, já a partir de julho e nos próximos meses, a retomada da intensa fase de expansão na implantação do PJE-JT em todas as direções. Nesse sentido, disse ele, “a primazia e a vanguarda de construir, desenvolver e implantar um sistema uno de processo digital trazem para a Justiça do Trabalho também a correlata e elevada responsabilidade de capacitar os seus integrantes para operá-lo adequadamente”.

O presidente do TST, em seu discurso, reafirmou a fala do diretor da Enamat ao realçar a parceria constante entre a direção da Escola Nacional e a direção do Tribunal no processo de implantação e capacitação de magistrados e servidores em processo judicial eletrônico. “Se há algo de importante na Emenda 45 foi a criação da Enamat; se há algo fundamental são as escolas judiciais, e se há algo irreversível é o processo judicial eletrônico”.

Objetivo – O curso, realizado em parceria com as escolas judiciais, destina-se a capacitar os 138 participantes como multiplicadores  das melhores e mais modernas técnicas com vistas à qualificação dos demais magistrados nas 24 regiões da justiça do trabalho.

Segundo o ministro Dalazen, os objetivos centrais do curso são o aprimoramento da formação de formadores por meio da revisão da metodologia adotada até aqui e a atualização dos participantes nas inovações da versão 1.4.7.2 do sistema. O Curso, inovador no seu método e na sua estrutura, está organizado para articular três linhas de abordagem, de forma sistêmica: revisão didática, atualização na versão do PJe e oficinas para avaliação de estratégias de capacitação..

Aula inaugural – A professora Márcia Csik, mestre em Educação pela Universidade de Brasília, foi responsável pela aula inaugural. Ela abordou as noções gerais de didática, visando à aquisição de conhecimentos básicos sobre métodos e técnicas de ensino.

O curso, que termina amanhã, conta com a participação dos seguintes instrutores: desembargadores Cláudio Brandão (TRT da 5ª Região) e Ricardo Mohallem (TRT da 3ª Região) e os juízes Alexandre Azevedo Silva (TRT da 10ª Região) e José Hortêncio Ribeiro Junior (TRT da 23ª Região), juiz auxiliar da Presidência do TST.

Clique aqui e veja a íntegra do discurso do ministro Dalazen, diretor da ENAMAT.

Cláudia Valente

SO2A5907

SO2A5972

SO2A5992

SO2A6002