O 3º Curso de Formação de Formadores (CFF) em Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT), promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), encerrou hoje (27) com uma mesa redonda que discutiu as principais dificuldades da formação em PJe/JT.

Divididos em dois grupos – 1º e 2º graus –, os 138 magistrados conheceram, na prática, os aprimoramentos e as novas funcionalidades da atual versão do PJe. “Como é natural em um organismo vivo, em pleno desenvolvimento, o PJE-JT está em constante evolução e transformação. A cada momento, novos ajustes e novas funcionalidades incorporam-se ao sistema, sempre para melhorar o que já é muito bom e atender às necessidades concretas da vida judiciária”, disse o diretor da Enamat, ministro João Oreste Dalazen.

Após discutir o processo de capacitação adotado até o presente momento, os magistrados puderam estabelecer um novo modelo, construído com as sugestões de todos, para ser adotado de maneira uniforme em todas as escolas judiciais. “Sabemos que cada contexto regional apresenta desafios diferenciados e complexidades variadas, que devem ser atentamente analisados pelos formadores, na busca das melhores estratégias para superá-los”, disse o ministro Dalazen.

A partir deste 3º curso, os magistrados estão aptos a agir como multiplicadores de conhecimento nas 24 regiões da Justiça do Trabalho. “A Enamat e certamente a presidência do TST e do CSJT confiam plenamente no abnegado empenho e inestimável contributo de todos e de cada um dos senhores na tarefa ingente e inadiável de atuar como multiplicadores eficientes na capacitação para o PJe-JT”, concluiu o diretor da Enamat.

Participaram como palestrantes da turma de magistrados de 2º grau o desembargador do trabalho Cláudio Mascarenhas Brandão (TRT da 5ª Região) e o desembargador Ricardo Mohallem (TRT da 3ª Região). Para os magistrados de 1º grau foram palestrantes o juiz titular de Vara do Trabalho Alexandre de Azevedo Silva (TRT da 10ª Região) e o juiz titular de Vara do Trabalho José Hortêncio Ribeiro Junior (TRT da 23ª Região), auxiliar da Presidência do TST.

Segundo o desembargador Cláudio Brandão, a avaliação do curso é bastante positiva, tendo em vista que todos os desembargadores representantes das regiões puderam discutir os problemas enfrentados em cada TRT e, juntos, construíram soluções e esclareceram dúvidas pontuais que irão enriquecer ainda mais o processo de implantação do PJe na Justiça do Trabalho.

O juiz Alexandre de Azevedo Silva, por sua vez, disse que os instrutores, juntamente com os magistrados participantes do curso, tiveram a oportunidade de relacionar mais de 30 problemas que afetam diretamente a capacitação e a formação em PJe pelas escolas judiciais. Segundo ele, foi uma contribuição muito rica, tendo em vista que foi possível encontrar, ao mesmo tempo, 26 soluções já adotadas que, de certa forma, minimizam ou solucionam muitos dos problemas que foram relatados. “Esse material rico e consistente será bem utilizado pela Enamat para formulação de sua política de formação do PJe, privilegiando o ataque aos problemas e também buscando soluções para atender aos TRTs”, finalizou.

Cláudia ValenteSO4A2841

SO4A2871

SO4A2937

SO4A2958

SO4A3005

SO4A3093