A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realiza, no período de 5 de agosto a 8 de setembro, o 2º Curso de Teoria Geral do Juízo Conciliatório, na modalidade à distância (EAD).

O curso, com 40 horas de duração, é destinado a juízes do trabalho substitutos e juízes titulares de vara do trabalho. O conteúdo foi dividido em seis módulos, sendo que os dois primeiros dias serão destinados à ambientação e os demais dedicados à leitura, discussão e avaliação.

O objetivo é desenvolver conhecimentos e habilidades nos alunos-Juízes para o exercício da atividade de conciliação, própria de suas funções jurisdicionais, além de construir conhecimento a partir do compartilhamento de experiências.

Ao final do curso, os cerca de 200 alunos deverão ser capazes de explicar a questão da jurisdição como poder-dever de pacificação social; refletir sobre a importância e o papel da conciliação no processo do trabalho; examinar as dimensões jurídica, socioeconômica e psicológica da conciliação trabalhista; analisar casos reais sobre aplicação de técnicas de conciliação e distinguir técnicas de conciliação trabalhista e as habilidades fundamentais necessárias a sua aplicação.

Cláudia Valente