Começa nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, o 2º Curso Interinstitucional de Formação de Formadores: ENM-FRANÇA/ENAMAT/CEJ-CJF, com a finalidade de qualificar profissionais de ensino para atuar na formação de magistrados da Justiça Federal e do Trabalho. Já em sua segunda versão, o curso constitui iniciativa inédita na área de formação de magistrados no Brasil, por congregar duas instituições nacionais e uma estrangeira em ação formativa de interesse comum.

Em sua execução, desenvolvem esforços integrados para aquisição e desenvolvimento de competências pelos profissionais de ensino a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM-FRANÇA), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ-CJF).

A Escola Nacional da Magistratura (ENM) da França é reconhecida por sua competência e especialidade em matéria de formação de magistrados e sempre teve como um de seus objetivos partilhar conhecimentos e intercambiar experiências com outras escolas da magistratura de todo o mundo. A ENM traz ao País professores altamente especializados em formação de formadores, para ministrar os conhecimentos necessários aos profissionais envolvidos.

Participam do curso 24 alunos, sendo 12 indicados pela ENAMAT e 10 pelo CEJ/CJF, compondo-se esse público de juízes que atuam como formadores nas escolas da magistratura e de juízes ou técnicos que trabalham como organizadores de formação.

Os participantes contarão com tradução simultânea durante todo o evento, não sendo necessário que tenham domínio da língua francesa para o completo entendimento do conteúdo ministrado.

A previsão é que, ao final do curso, os magistrados e profissionais estejam capacitados a definir e estruturar conteúdos pedagógicos; executar programas de formação, além de atividades de suporte e apoio; atuar como facilitador/instrutor presencial em cursos de formação; avaliar resultados para ajustar os conteúdos durante o programa e em seu final; e estabelecer critérios de avaliação e assegurar o aproveitamento dos formandos.

A abertura do curso será realizada nesta segunda-feira, às 9h30, na Seção Judiciária da Justiça Federal, situada na Avenida Almirante Barroso, n.º 78, 12.º andar, Centro, na cidade do Rio de Janeiro, e as atividades se estenderão até o dia 30 deste mês, no mesmo local.

Secretaria da ENAMAT

IMG_4582

IMG_4579