O relacionamento do juiz com a sociedade foi tema da palestra de ontem (20), proferida pela juíza Rosimeire Lopes Fernandes (VT de Itapetinga/BA), no 16º Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

A juíza falou sobre o novo momento do Poder Judiciário e do novo papel do juiz na sociedade. Segundo ela, a visão anterior, de um Poder afastado da população, inacessível, fechado em sua própria estrutura, deu lugar à nova visão, de interação com a sociedade e a mídia. Ela destacou os atributos de valor que a sociedade espera desse novo Poder Judiciário: acessibilidade, celeridade, credibilidade, ética, modernidade, impessoalidade, probidade, transparência, equidade, valorização das pessoas e responsabilidade social e ambiental.

A palestrante salientou o papel das assessorias de comunicação dos tribunais, como facilitadoras da interlocução com jornalistas, e tratou da importância das associações representativas de classe. Falou, também, sobre o Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com vistas ao aperfeiçoamento e modernização dos serviços judiciais, e destacou a visão primordial do Poder Judiciário: “ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social”.

A juíza Rosimeire é graduada em Ciências Econômicas, e é especialista em Direito Constitucional do Trabalho. É membro da Comissão Nacional do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Anamatra, representante do TRT da 5ª Região no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador do Estado da Bahia, e representante do TRT baiano no Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Cláudia Valente

SO2A3924

SO2A3914