No primeiro dia de atividades do 6º Curso de Formação Continuada em Administração Judiciária de Tribunais Regionais do Trabalho, promovido pela Enamat, o desembargador do trabalho e conselheiro do CNJ Flávio Portinho Sirângelo ministrou aula sobre introdução à administração judiciária de Tribunais, com ênfase nas principais teorias e técnicas da gestão pública aplicada ao Poder Judiciário.

O desembargador falou sobre o surgimento do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e seus papéis na nova visão da administração do Poder Judiciário. Especificamente sobre o Conselho Nacional de Justiça, ele enfatizou os conceitos que envolvem a judicialização e discorreu sobre as diferentes abordagens sobre administração judiciária, que, segundo ele, “é condição de independência judicial”.

O juiz do trabalho Rubens Curado, também conselheiro do CNJ, falou aos dirigentes dos TRTs sobre o Planeamento Estratégico na Justiça do Trabalho e traçou um panorama global da JT no Brasil, ressaltando o acervo do 1º e 2º graus de jurisdição, litigiosidade, produtividade de Magistrados e Servidores e abordou a efetividade na execução. Segundo ele “É preciso compreender o comportamento dos números de cada Tribunal”. Ele citou ainda o professor Idalberto Chiavenato, escritor brasileiro na área da administração, que fala da importância do processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

No dia 09 de junho, estão previstas aulas sobre Gestão Judiciária: a Uniformização da Jurisprudência nos Tribunais; Gestão Orçamentária: Lei de Responsabilidade Fiscal; e Comunicação Social: a Imagem da Instituição perante a Sociedade.

Waleska Maux

ASCOM/ENAMAT

Rubens_Curado_2

Flávio Portinho Sirângelo - CFC em Adm. de TRT

Crédito das fotos: Enamat