Com aula inaugural do Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho – Vice-Presidente do TST, começou esta semana o 3º Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais. O curso é dirigido aos diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e membros dos conselhos consultivos das 24 Ejuds que ainda não tinham realizado essa atividade em edições anteriores.

Ministros Ives Gandra e Renato Paiva

Ministros Ives Gandra e Renato Paiva

O Ministro Ives Gandra falou sobre a visão institucional da Escola Judicial e o papel da Escola na formação profissional do magistrado, destacando o princípio da responsabilidade institucional e da administração judiciária. “Temos que ter noções básicas de gestão para conseguir o máximo de eficiência”, destacou o Ministro. Na sua exposição, foram enfatizados diversos aspectos da atuação das Escolas Judiciais, observados por ele na condição de ex-Diretor da ENAMAT e de ex-Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, quando percorreu todos os 24 TRTs para conhecer pessoalmente as realidades regionais.

Ele enfatizou a importância de a Escola Judicial desenvolver temáticas da ética aplicada do Magistrado, que é diferenciada de outros profissionais. Além disso, exemplificou a importância de aprofundar temas específicos do  cotidiano do juiz, como a linguagem jurídica, porque o jurisdicionado deve entender o que o magistrado escreve,  e não apenas os advogados, e as técnicas conciliatórias, porque  “nossa vocação é fundamentalmente conciliatória”.

DSC00339

O curso de Formação está acontecendo até o dia 17 de junho de 2015 abordando temas como a engenharia de gestão nas Escolas Judiciais, o sistema de formação profissional da magistratura laboral, entre outros tópicos.

Waleska Maux