SEGUNDO ENCONTRO
Temática: Construção das Relações Étnico-Raciais e Racismo Estrutural no Brasil

Data: 23/07/2020 (5ª-feira)
Horário: 18h às 20h
Público-alvo: Magistrado(a)s do TRT4

Carga horária: 2 horas-aula

Certificação: Condicionada ao registro da frequência e ao preenchimento da avaliação.

Docentes:
* Luana Pereira Themis: Advogada no Petri & Machado da Rosa Advocacia. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e Mestre em Sociologia, ambos pela UFRGS. Pesquisadora nas áreas de relações raciais e de gênero, direito e sociologia. Membro da Comissão Especial da Igualdade Racial – OAB/RS e Moderadora do Grupo de Estudos Direito e Relações Raciais da Escola Superior da Advocacia/RS. Sócia e Conselheira do Conselho Diretor da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, da qual foi assessora jurídica. Sócia do Woman in Law Mentoring, mentorada do 4º Ciclo e integrante do GT Diversidade Racial.

* Matheus Gomes: Licenciado em História pela UFRGS. Mestrando em História pela UFRGS, na linha de pesquisa Relações de Poder Político-Institucionais, em que investiga a participação negra e periférica nas manifestações de junho de 2013 no contexto porto-alegrense. Militante do Movimento Negro há mais de 10 anos, também pesquisa as relações de dominação e resistência envolvendo a questão racial brasileira.

 

COMO PARTICIPAR:
Autoinscrição por meio deste link, que dará acesso ao ambiente em que serão disponibilizados os links para os encontros, materiais complementares, fóruns de discussão e formulários de aprendizagem e frequência.

unnamed (2)

SOBRE O NÚCLEO DE ESTUDOS:
A Escola Judicial, em parceria com um grupo de magistrados associados à AmatraIV, convida magistrados e magistradas a participarem do Núcleo de Estudos Dirigidos sobre Igualdade Racial no TRT4.

O Núcleo será composto por magistrados e magistradas interessados em melhor compreender as relações raciais no ambiente de trabalho e no próprio serviço público, pensando sobre o racismo a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Melhor compreendendo a problemática das hierarquias raciais e o papel das instituições dentro deste contexto, o núcleo de estudos tem por finalidade última a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada pela equidade racial.

O projeto consiste em encontros abertos e exclusivos para magistrados, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês, via Google Meet (preferencialmente), que tratarão, a cada edição, de uma temática específica voltada à temática maior. Além disso, contará com a formação de um grupo via WhatsApp, em que também ocorrerão discussões.

Importante: Para participar do Núcleo, não é necessário ser associado à Amatra IV.