WhatsApp Image 2020-05-28 at 11.54.00

 

CÍRCULO DE LEITURA DO MÊS DE AGOSTO
“A Ciranda das Mulheres Sábias”, de Clarissa Pinkola Estés.
O terceiro encontro do Círculo de Leitura do TRT4 acontecerá no dia 31/08/2020 (2ª-feira), das 16h às 18h, em formato de roda de conversa ao vivo pelo canal da Ejud4 no YouTube, com a participação da psicóloga Denise Silva Motta dos Santos e da professora Monalisa Dias de Siqueira.
SOBRE A OBRA
Trata-se de obra curta, rápida, de linguagem simples porém metafórica, que tenta reproduzir as antigas histórias contadas de mães para filhas. A narradora transmite, ao longo de toda história, uma sensação de aconchego e ternura ao leitor, como se o convidasse a chegar mais perto, criando um nível de intimidade que permite a discussão de ‘assuntos que importam de verdade’. Partindo de tal cenário, a psicanalista e poetisa Clarissa Pinkola Estés discorre sobre as histórias de diferentes matriarcas: as avós da mitologia, dos contos de fadas, as avós anônimas, culminando com as matriarcas de sua própria tradição familiar (‘velhas que tinham sido perdidas e espelhadas por toda parte, da Hungria à Rússia, durante a Segunda guerra Mundial e depois dela’). Além de fazer uma grande reverência à maturidade feminina, o livro homenageia as mulheres que souberam acumular sabedoria ao longo de suas existências: ‘Escolher tornar-se mais sábia significa sempre escolher aprender de novo’.

SOBRE AS DEBATEDORAS
* Denise Silva Motta dos Santos: Psicóloga Clínica e Social, Professora e Mestre em Antropologia Social. Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Possui formação em Coordenação de Grupo pelo CEAPEG, é Especialista em Psicodrama pela UFCSPA, e especialista em Psicologia Junguiana pela FATO/ IJRS. Atualmente é docente nas áreas de Antropologia da Família e Parentesco, Raça e Etnia no CEFI. Possui experiência na área de Psicologia Social, Grupos, Juventude, Educação e Saúde Mental, Interculturalidade.
* Monalisa Dias de Siqueira: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Sociologia e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda em Antropologia Social pela UFRGS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e no Curso de Especialização em Estudos de Gênero (UFSM). Possui experiência na área de Antropologia, pesquisando principalmente os seguintes temas: envelhecimento, corpo, saúde, gênero e emoções. Cofundadora e mediadora do Bem Ditas Clube de Leitura, projeto voltado para literatura de autoria feminina.  
 
INSCRIÇÕES
Magistrados e servidores interessados podem realizar a sua inscrição para a transmissão on-line da roda de conversa por meio deste linkaté o dia 12/08/2020. Após a confirmação da inscrição, o participante terá acesso ao ambiente do Círculo de Leitura, na Ejud4 On-Line, onde estarão disponíveis orientações de leitura, materiais complementares, carga horária da atividade e demais informações. Para este terceiro encontro, não há limite de vagas.
Card31-08
PRÓXIMOS ENCONTROS DO CÍRCULO DE LEITURA
Os próximos encontros, que ocorrerão de setembro a novembro, acontecerão via Google Meet ou YouTube, quando possível a participação do autor da obra. As inscrições serão divulgadas sempre no início de cada mês.
 
COMUNIDADE DE PRÁTICA
Para aquelas pessoas que não forem contempladas com vagas para os encontros virtuais, quando o caso, haverá a possibilidade de participação, a qualquer tempo, na Comunidade de Prática do Círculo de Leitura, disponível desde já na Ejud4 On-Line, que proporcionará a discussão das obras pelos colegas. A Comunidade traz um fórum de discussão permanente sobre a obra do mês, e é de livre acesso. Basta que o/a interessado/a faça a sua autoinscrição neste link.
 
SOBRE O CÍRCULO DE LEITURA
A cada mês, haverá a seleção de uma obra literária a ser lida pelos participantes durante o mês. São ao todo 6 (seis) leituras, de junho a novembro. Cada leitura contará com um encontro virtual, sempre na última segunda-feira de cada mês, para discussão das obras propostas, conduzidas por um mediador. A participação nos encontros não é vinculativa, ou seja, você poderá participar da atividade que mais lhe interessar, fazendo a sua inscrição individualmente para cada uma.