EaD

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES (CFF):
TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Inscrições abertas até as 12h do dia 27/08/2020

Inscrições: clique aqui ou acesse o Portal VOX > Vida Funcional > Capacitação: Informações e Inscrições.

Período de Realização: 03/09 a 06/11/2020

Tutores: Dênia Falcão de Bittencourt, Consultora, Professora, Pesquisadora, Técnica de EAD, Doutora em Educação; José Manuel Moran Costas, Professor, Pesquisador, Conferencista, Doutor em Ciências da Comunicação.

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da PEIn – Práticas Educacionais Inovadoras (previamente ao início do curso, os dados de acesso serão enviados aos inscritos).

Modalidade: EaD Colaborativo

Conteúdo Programático:
PARA INICIAR
Atividades on-line para integração a turma e aos ambientes do Curso; Mobilizar; O cenário da Educação no século XXI.
APROXIMAÇÃO
Metodologias ativas na educação; Modelos Híbridos; Aprendizagem invertida; Aprendizagem baseada em Problemas; Aprendizagem baseada em Projetos; Jogos, Narrativas digitais e Maker; Aprendizagem Colaborativa e em Rede.
INVESTIGAÇÃO
Competência digital docente; Planejamento educacional com tecnologias; Quais são as Tecnologias Digitais? Tecnologias para comunicação e publicação; Mapas, esquemas conceituais, organizadores gráficos; Tecnologias para aprendizagem por desafios e jogos; Banco Colaborativo de Recursos e Atividades Digitais.
ELABORAÇÃO
Como desenhar projetos de aprendizagem com tecnologias digitais? Como planejar uma aula inovadora? O projeto de vida como um eixo transversal central.
SÍNTESE E AVALIAÇÃO
Avaliação de aprendizagem com tecnologias; Síntese: O quê aprendemos neste curso?

Carga horária: 40 horas-aula

Público-alvo: Magistrados e servidores do TRT4, preferencialmente docentes ou que pretendam atuar como docentes na Ejud4, e servidores e magistrados envolvidos no planejamento de cursos EaD, híbridos e presenciais.

Nº de vagas/participantes: 30

Avaliação: Avaliação de aprendizagem contínua mediante realização de tarefas semanais ao longo dos módulos do curso.

Certificação: Condiciona-se à realização das atividades avaliativas propostas, conforme critérios avaliativos informados no ambiente virtual de aprendizagem, e ao atingimento de 70 pontos ou mais no cômputo geral dessas atividades.
Adicional de Qualificação (para servidores): Válido para todos os cargos do TRT4.

OBSERVAÇÕES (EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES):
1. Lembre-se de comunicar a inscrição no curso à sua chefia imediata.
2. Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.