A atualização da ferramenta foi apresentada durante a 4ª reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados (SINFOMAT).

SISEJUD

SISEJUD

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) apresentou, nesta segunda-feira (4), a nova versão do Sistema de Gestão das Escolas Judiciais (SISEJUD), que foi desenvolvida pelo CSJT, junto ao TRT4, seguindo diretrizes traçadas sob coordenação da ENAMAT. A ferramenta, que tem alcance nacional, possibilita a automatização das tarefas e atribuições das Escolas Judiciais (Ejuds) e estará disponível para todas as Ejuds ainda neste semestre.

Com o sistema, é possível, por exemplo, realizar a aferição de frequências, avaliações de reação e aproveitamento, expedição de certificados e a extração de relatórios. O novo sistema também dinamiza e confere às atividades pedagógicas, bem como o planejamento e controle dos eventos de capacitação promovidos pelas Ejuds.

O destaque da nova versão do SISEJUD está no banco de formadores, com marcadores por gênero e raça, o que possibilitará a estruturação de ações formativas com verificação dos critérios de paridade e inclusão, inclusive emprestando maior transparência quanto à verificação deste critério!

Humanização

A apresentação da nova versão do SISEJUD foi feita durante a 4ª reunião do Sistema Integrado de Formação de Magistrados (SINFOMAT). O diretor da Enamat, ministro Maurício Godinho Delgado, participou da abertura do encontro e destacou que, os próximos eventos realizados pela escola, além da participação de qualificados acadêmicos, também contarão com a presença de pessoas da sociedade civil.

“Muitas vezes somente a palavra do acadêmico pode não ser o suficiente para nos sensibilizar. Precisamos ouvir a pessoa que sofre aquela realidade”, destacou. “Muitas vezes somos levados a naturalizarmos práticas culturais absolutamente negativas, desumanas, injustas e inconstitucionais. Precisamos humanizar, cada vez mais, a nossa formação, pois, poderá ser este depoimento que nos fará rever nossos conceitos”, resumiu.

Interação em ambiente virtual

Como parte das atividades, os magistrados e magistradas participaram da palestra “Interação em ambiente virtual de aprendizagem: Design instrucional em EAD e gerenciamento de interações através da Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa Complexa”. A palestra foi ministrada pelo professor Vicente Aguimar Parreiras, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET).

Outros temas

Além disso, a reunião abordou temas como a prospecção de modelos e a proposições para a estrutura organizacional das Escolas Judiciais, além de um debate para propostas de alteração da Resolução 28/2022, que dispões sobre a revisão, atualização, sistematização e consolidação das Resoluções da Enamat.

(AM/AJ)