banner do evento

“História, Memória e Direitos” é o tema do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun), que ocorrerá entre 22 e 26 de novembro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A programação completa do evento já está disponível, e as inscrições estão abertas.

A mesa de abertura, na noite do dia 22, debaterá origens e caminhos futuros, com o tema “Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros – de onde viemos e visões para o futuro”.

No dia 23, serão abordados os três eixos do evento: “História”, “Memória” e “Direitos”, com painéis que discutirão: “O racismo e o colonialismo como fundadores da nação brasileira”; “Resistir para (re)existir: estratégias de luta e de permanência da população negra no Brasil”; “Ações afirmativas como estratégia de transformação dos espaços e poder”; e “O corpo negro – o direito à vida, à terra e à cidade”.

Já no dia 24, o enfoque será dado ao eixo “Memória”. A mesa de encerramento terá como tema “Nossos passos vêm de longe”.

Os painelistas são juristas e especialistas em História, Sociologia, Literatura, Filosofia e Educação. Entre os palestrantes confirmados estão a diretora-geral do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães, a mestra e doutora em História Social e professora da Universidade Federal Fluminense Ynaê Lopes dos Santos, o mestre em Sociologia Rodrigo Ednilson, a doutora em Literaturas Africanas Aza Njeri, a mestra em Direto Samara Pataxó, a ativista de direitos humanos Lúcia Xavier, o cientista político Danilo Serejo, o jornalista Tiago Rogero, a diretora de políticas de ações afirmativas do Ministério da Igualdade Racial Anna Carolina Venturini e a assessora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde Rachel Gouveia.

Gente que Inspira

Por fim, no dia 24, ocorrerá, uma nova edição do projeto “Gente que Inspira”, do TST, que homenageará parlamentares negras e negros que fizeram parte da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88: a deputada federal Benedita da Silva, o senador Paulo Paim e o ex-deputado federal Edmilson Valentim.

Livro

Durante o Enajun, ainda será lançada a obra coletiva “Interseccionalidade, gênero e raça e a Justiça do Trabalho”, organizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O coquetel de lançamento será no dia 22 de novembro, às 20h30.

Certificação

O Enajun será realizado no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, com transmissão ao vivo no canal do TST no YouTube. A participação (presencial ou virtual) contará com certificação.

Jornada Justiça e Equidade Racial

Tanto o Enajun quanto o lançamento da obra coletiva integram as ações da “Jornada Justiça e Equidade Racial: Resgatando Raízes, Transformando Futuros”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a participação do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Superior do Trabalho. A Jornada também contará com eventos que serão realizados nas sedes dos tribunais entre 13 e 15 de novembro.