O grupo foi recebido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Representantes de países de língua portuguesa em visita ao STF

Magistrados e procuradores do Ministério Público dos países de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal) estão em Brasília esta semana participando do evento “Diálogo entre países de língua portuguesa sobre Justiça do Trabalho” no Tribunal Superior do Trabalho.

Além de conhecer mais o trabalho realizado no âmbito da Justiça de Trabalho brasileira, eles visitaram, nesta quarta-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF). A comitiva, ao lado do presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, foi recebida pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Convergências

Segundo Lelio Bentes, o encontro no TST foi uma jornada muito bem sucedida. “Foram tratados de temas como igualdade de gênero, trabalho escravo, infantil e em plataformas. Tive a grata surpresa de identificar muitos pontos de convergência entre os países integrantes da CPLP.

Os representantes dos países fizeram uma breve explanação ao ministro Barroso sobre o sistema judicial e a vida cotidiana de seus países.

Diálogos

Desde o início da semana, os palestrantes estão trazendo um panorama atualizado sobre a situação da legislação e de políticas públicas desenvolvidas nos seus países em áreas sensíveis como trabalho infantil, trabalho forçado ou em condições análogas à escravidão.

Nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, serão debatidos os “Desafios do trabalho em plataformas digitais”. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal oficial do TST no YouTube.

(Juliane Sacerdote/CF)

Leia mais:

18/3/2024 – Proteção dos direitos sociais abre diálogos sobre Justiça do Trabalho em países de língua portuguesa